Quem sou eu

Minha foto
Sou Professora há 22 anos, Pedagoga formada na FAFI de Cornélio Procópio/PR e Psicopedagoga formada pelo ICE. Atualmente leciono para o 5º. Ano.

Aprendendo com as TICs

Aprendendo com as TICs

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TEMA:

HISTÓRIA EM QUADRINHOS:

Alunos envolvidos: 30.
Professores envolvidos: Paruci Alessandra e Calgaro Clarice.

OBJETIVO GERAL:

Despertar no educando o gosto pela leitura em quadrinhos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ampliar a capacidade de observação e de expressão;
Despertar o prazer estético;
Aguçar o senso de humor e a leitura crítica;
Correlacionar mensagem verbal e não-verbal;
Correlacionar cultura informal e formal;
Conhecer e respeitar as variantes lingüísticas do português falado;
Desvendar as formas coloquiais da linguagem;
Dominar conceitos relacionados às áreas do conhecimento;
Aproximar as informações científicas, artísticas e históricas do universo social do aluno;
Produzir textos;
Justificativa:
A maioria das crianças e adolescentes adoram História em Quadrinhos. O uso de charges, tirinhas e quadrinhos nas aulas ajudam a prender a atenção e despertar debates sobre os assuntos propostos.
A elaboração de histórias em quadrinhos pelos próprios estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. .

DESENVOLVIMENTO:

Sugestões de atividades de acordo com as áreas de interesse:
Ensino Fundamental Ciclos I e II
Os quadrinhos são um ótimo recurso para a alfabetização. Os textos são coloridos, curtos e sua linguagem, verbal e não verbal, são adequadas à compreensão de sua mensagem pelos pequenos.
Atividades:
È hora de ler gibi! : Inicie com uma conversa sobre a leitura de gibis: gostam, não gostam personagens favoritos etc. Marque um dia para que tragam gibis e os leiam durante a aula.
Correlação entre o texto verbal e o visual: Explore os desenhos como elementos significativos da mensagem.
Expressão dos personagens: Ao lerem gibis, oriente-os para que observem cada quadrinho com atenção aos gestos, expressões faciais e mudanças no tom de voz dos personagens (pelo desenho das letras). Após proponha que alguns alunos contem o que leram para a classe. Podem apontar as imagens do gibi para facilitar a exposição da seqüência dos acontecimentos na história.
Descrição de personagens: Após a leitura e releitura das histórias em quadrinhos propomos que os alunos observem as características das personagens. Por exemplo: a Mônica usa um vestido vermelho, é dentuça e tem um coelhinho azul de pelúcia. É muito forte, amiga da Magali, é líder da turma, mas bate nos amiguinhos; o Cascão não gosta de tomar banho, tem medo da água e é amigo inseparável do Cebolinha etc. Procure orientar as crianças para que localizem valores positivos e negativos nos personagens, fazendo um balanço de sua personalidade. Para registrar esses dados, faça, junto com os alunos, uma lista contendo o nome da revista, personagens e características.

Leitura oral: A leitura compartilhada é um ótimo recurso para o avanço do domínio da escrita. Divida a classe em pequenos grupos ou pares de alunos e providencie um gibi do mesmo exemplar para cada grupo. Escolha um episódio e leia-o para a classe, em voz alta e com ênfase na entoação das falas. Em determinado ponto, pare e peça que um aluno continue a leitura. A tarefa é passada para a próxima criança, até que todos tenham lido.

RECURSOS:

Computador;
Programa paint;
Internet;
Gibis;

AVALIAÇÃO:

Participação e desempenho no trabalho em equipe;
Atendimento às propostas;
Produção de textos específicos;
Aprendizagem de conceitos;
Procedimentos e uso de recursos tecnológicos em pesquisa e apresentações;

Nenhum comentário:

Postar um comentário